O passaporte é o único documento de identificação válido em todo o território internacional

Seja qual for o destino internacional (com exceção para os países da América do Sul), se você pensa em dar um ‘pulinho’ fora do Brasil, é imprescindível ter em mãos o passaporte. O documento de identificação é o único válido em todo o território internacional e é somente por ele que a imigração do país de destino tem controle sobre sua entrada e saída em solo estrangeiro.

Embora muitas pessoas ainda enxerguem uma viagem internacional como algo distante de sua realidade, por imaginarem que o valor seja exorbitante, é válido lembrar que alguns destinos são mais baratos que muitos pontos turísticos dentro do próprio Brasil. Por exemplo, em 2014, a empresa de aviação KLM teve um problema no site e passagens para a Europa foram vendidas a preço de um vestido de festa. Pasmem! Apenas R$450 ida e volta para destinos fantásticos. Em 2015, o mesmo se repetiu com a empresa de aviação americana American Airlines.

O que significa que, mesmo em tempos de instabilidade financeira, uma ou outra promoção sempre aparece e é o momento certo para você ter seu passaporte em mãos, usar aquelas economias guardadas para o passeio na praia e se aventurar por novos caminhos.

Mas como retirar meu passaporte?

Tirar o passaporte é algo simples. O documento é emitido pela Polícia Federal e é necessário que você compareça a algum dos postos de atendimento duas vezes: a primeira para levar toda a documentação exigida, tirar a foto e as impressões digitais e, a segunda, para retirar o passaporte pronto. Siga os passos:

Passo 1 – Reúna os documentos necessários

*Para maiores de 18 anos.

  • Documento de Identidade;

É válido como documento de identidade o RG, carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho.

Obs.1: Transgêneros que tiveram seus nomes alterados devem levar a carteira social.

Obs.2: Para quem teve o nome alterado em união conjugal, importante levar a certidão de casamento que comprove a modificação.

Obs.3: Quem está com o passaporte vencido deve levar o antigo para ser substituído pelo novo.

  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição;
  • CPF;
  • Certificado de naturalização, para os naturalizados;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar (exclusivo e obrigatório para homens).

*Os documentos deverão ser apresentados no momento da primeira visita.

Passo 2 – Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

O formulário é simples e rápido de ser preenchido. Acesse aqui.

As três primeiras abas pedem informações pessoais e dados complementares, já a quarta e última, te permite escolher o local em que será retirado o seu passaporte.

Ao final, você deverá clicar em ‘gerar protocolo’. Imprima o número de identificação e apresente junto aos documentos no dia da visita.

Passo 3 – Pague a taxa de emissão

Logo após preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$257,25.

O comprovante de pagamento deve ser levado junto com os documentos descritos no Passo 1 e o protocolo gerado no Passo 2.

Obs.: Em caso de precisar emitir a GRU em um outro momento, acesse aqui.

Passo 4 – Agende a data de atendimento

Em alguns postos de atendimento da Polícia Federal é necessário agendar a visita para solicitação do passaporte. Neste caso, após efetuar o pagamento da GRU, marque seu atendimento.

Passo 5 – Compareça ao posto da Polícia Federal

Munida de todos os documentos necessários (Passo 1), com o protocolo de solicitação (Passo 2) e o comprovante de pagamento da GRU (Passo 3), compareça no local e data marcados previamente.

No posto de atendimento, o fiscal irá conferir a documentação, fazer a foto, retirar as digitais, e pedir sua assinatura para o passaporte.

Depois disso, é só aguardar o documento ficar pronto.

Obs.: Geralmente, o prazo de entrega é de 6 dias úteis, mas devido a problemas técnicos enfrentados pela casa da moeda do Brasil, na confecção do documento, o prazo atual é de 45 dias e só deve normalizar em setembro, segundo informações do site da Polícia Federal.

Um motivo a mais para agilizar a retirada do seu passaporte!

Leia outros textos da autora:

Ler é viajar em passos largos na vida e na imaginação