Retornando das férias? Veja dicas de como voltar para as suas atividades com ideias novas, maior motivação e planejamento

Existe algo melhor do que alguns dias de descanso para o corpo e para a mente? Ainda mais quando estamos esgotados de tanto trabalho. Porém, logo as férias chegam ao fim, a rotina torna ao normal e ao invés de voltarmos mais descansados, muitas vezes esse retorno vem acompanhado pela falta de motivação, angústia, ansiedade e frustação.

Para Kátia de Fátima Monteiro, especialista em coaching para desenvolvimento pessoal, uma dica para as pessoas que se sentem desanimados com o trabalho é fazer uma relação de todas as coisas boas que o seu trabalho profissional lhe proporciona e imaginar a sua vida sem elas. “Reconheça sua importância dentro da atividade que desenvolve, tanto para a empresa quanto para as pessoas que são impactadas pelo que você faz. Depois organize sua agenda, acabe com as pendências e desenvolva uma rotina produtiva”, explica a coaching.

Outra dica é aproveitar a mente descansada para fazer um planejamento dos próximos meses, estabelecendo metas profissionais e pessoais. “Descubra onde você pode fazer um pouco mais, como aperfeiçoar seus conhecimentos, alimente-se dos bons momentos vividos para gerar bons momentos ao seu redor, coloque sua atenção no que funciona e descubra o que faz isso acontecer”, afirma Kátia de Fátima.

A coaching também dá mais uma dica para quem está desmotivado: fazer uma caixa, um caderno ou um livro de gratidão. “Escreva ali todas as coisas boas de sua vida, escolha as melhores lembranças e as transforme em lembretes para si mesmo, uma ferramenta para lançar mão quando ficar desanimado, já que boas lembranças são um excelente combustível para a vida”, indica Kátia de Fátima. Mas fica um alerta da coaching,  se mesmo fazendo tudo isso, você acordar depois de dias de descanso sentindo-se desmotivado com o seu trabalho, então é hora de rever a vida e redescobrir caminhos.

Passo a passo Caixa de Gratidão

Caixa de gratidão (foto: Raissa Karuena)
Caixa de gratidão (foto: Raissa Karuena)

– pegue uma caixa já usada ou até mesmo um pote de leite em pó ou achocolatado para usar como recipiente;

Mensagens de gratidão (foto de: Raissa Karuena)
Mensagens de gratidão (foto de: Raissa Karuena)

– Faça no computador ou a mão, frases curtas com lembranças boas do trabalho, de sua vida, como por exemplo, conquistas e momentos importantes;

– recorte-os, dobre-os e coloque na caixinha de gratidão;

Mensagem enviada por e-mail por uma de nossas leitoras: "ótima iniciativa! Não deixe a Gina morrer". (foto de: Raissa Karuena)
Mensagem enviada por e-mail por uma de nossas leitoras: “ótima iniciativa! Não deixe a Gina morrer”. (foto de: Raissa Karuena)

– abra um papel todos os dias e use-os como combustível para a vida;

Veja também

A difícil missão de ajudar o próximo